sexta-feira, 23 de abril de 2010

Lição na floresta, participei dessa aula...


Certa vez, quando morava no projeto Jarí, no Pará, me aconteceu uma coisa interessante. Estava num trabalho de campo. Teria que adentrar a um matagal para coletar amostras de água de um rio. Estava a serviço do meio ambiente. Meu tempo era cronometrado. Teria que coletar e voltar logo para pegar o transporte de funcionários que passava em uma determinada hora.
Neste dia surgiram problemas com uns maribondos que dificultaram a minha aproximação do ponto de coleta. Desta forma acabei perdendo o transporte, de longe observei sua passagem, não deu tempo correr. Lamentei, pois eram 11:45 da manhã e o outro só passaria às 13:00 horas. Como fiquei chateado, pois teria que caminhar uns cinco km até a empresa, ainda teria que pegar um outro transporte, que provavelmente demoraria, para o restaurante. Nisso fazia um calorão daqueles que só na floresta amazônica faz. Já estava triste. Não me restou outra opção. Peguei a estrada levando aquele isopor contendo amostras.
Caminhei uns 15 metros, quando de repente surgiu um carro. Olhei pra trás com o barulho, vinha muito rápido e não deu tempo fazer sinal para tentar a carona, nem me animei. Entretanto para minha surpresa a Hi-lux parou e o motorista perguntou para onde iria. Falei que estava indo pra mineradora. Ele me disse que tava indo para o restaurante, mas que poderia passar na empresa. 
Em resumo, não só deixei o isopor na empresa como fui até o restaurante. Por sinal... No ar condicionado e ouvindo uma boa música, hehehe.  Uma história simples, sem acontecimentos marcantes, mas que consegui ver interessantes ensinamentos, vejamos:
·         Maribondos dificultando minha chegada ao ponto de coleta: Não reclame ou desista na hora das dificuldades, o importante é atingir seus objetivos;
·         Perder a hora do ônibus: Não lamente as oportunidades perdidas, vá em frente e busque uma alternativa, nem que seja a mais espinhosa;
·         Pegar a estrada e enfrentar o calor e a longa caminhada: Não desista perante as dificuldades numa busca, pois quanto mais difícil parecerá tua luta mais breve ela se findará.
·         A carona: Deus nunca abandona seus filhos, ele sempre te socorrerá na hora certa;
·         O conforto da viagem e a facilidade de chegar ao destino final, que era o restaurante: Toda luta, todo esforço, toda força de vontade será compensada e um dia você chegará lá, e como vencedor verás que sua força de vontade valeu a pena. E não esqueça, faça sempre sua parte;
Interessante que neste dia me veio em mente uma passagem de Jó que diz: “Quando for Meia noite, houver a escuridão e treva, será tão claro quanto a luz do meio dia, por sinal o horário em que estava em curso este acontecimento.
Veja os ensinamentos de Deus, eles estão em nossa frente a todo instante, a gente é que não percebe. Que achas?

Um comentário:

Mário de Sales disse...

Durante muito tempo percebo que DEUS não deixa seus filhos a deriva. Ele viu o que estava fazendo um bem para o nosso planeta e deixou que esses acontecimentos lhe ensina-se o que descreveu para nós nesse artigo. Continue assim meu grande amigo.