quarta-feira, 23 de março de 2011

A provável origem da humanidade, Parte 03


Matéria importante postada hoje, na folha.com 23/03/2011 - 09h47


Apenas na nossa galáxia, a Via Láctea, podem existir até 2 bilhões de planetas de tamanho semelhante ao da Terra. E isso é apenas a ponta do iceberg estelar. Cientistas estimam que existam mais de 50 bilhões de outras galáxias no Universo.


Os primeiros dados do telescópio Kepler, divulgados em fevereiro, mas reunidos agora em um novo estudo de pesquisadores do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, na Califórnia, sugerem que entre 1,4% e 2,7% das estrelas parecidas com o Sol possam ter planetas com tamanho entre 0,8 e 2 vezes o da Terra.


A maioria deve estar na chamada zona habitável --a distância da estrela que permite a presença de água líquida, considerada condição essencial à vida.


Esse detalhe animou os cientistas. "Com um número assim tão grande [de planetas com tamanho parecido com o da Terra], há uma boa chance de existir vida, talvez até inteligente, em alguns deles", disse ao site Space.com o astrônomo da Nasa José Catanzarite, um dos responsáveis pela pesquisa.


COMENTANDO: Hum, resultados científicos que fazem nos levar longe nas possibilidades que nos cercam. Tem muita água a rolar sob a ponte. Isso me leva ao passado, quando se acreditou que tudo girava em torno da terra, aqui seria o centro de tudo. Ainda hoje existem pessoas que não acreditam da grandiosidade do universo. Algumas religiões ainda limitam a capacidade de se acreditar no mais além, de que a importância de tudo se restringe ao planeta em que vivemos. Respeito as religiões e as opiniões das pessoas, mas não pestaneio em afirmar que Deus é muito maior e muito mais abrangente do que acham por aí.

Um comentário:

Lililover disse...

Poderia conhecer mais do seu trabalho ??